quarta-feira, 24 de março de 2010

Livros, quanto mais melhor



Hoje vou postar aqui pequenos trechos e frases sobre livros na esperança de motivar meus visitantes a desfrutarem o delicioso prazer que a leitura proporciona.
Começo com o poeta Mário Quintana que escreveu:
“Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão.
Eles não têm pouso nem porto,
alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...”

"O livro é uma das possibilidades de felicidade de que dispomos." ...“Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca.” As duas frases são do grande escritor argentino Jorge Luiz Borges.
Outra do Mário Quintana: “Dupla delícia: o livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.” Eu não poderia esquecer do poeta Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade das pessoas não sente esta sede.”
“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.” Essa frase do escritor Mário Vargas Llosa é bastante atual e muito importante para nós brasileiros que teremos eleições este ano.
E finalizo com o escritor francês Victor Hugo :“Ler é beber e comer. O espírito que não lê emagrece como um corpo que não come.” É isso amigos, vamos fortalecer o espírito na boa companhia de um livro.

2 comentários:

  1. Está bonito o teu blog, amiga! Uma observação: a imagem que aparece nesta postagem, como se fosse pintura de Dali, é, na verdade, uma obra do russo Vladimir Kush. (Muitas imagens deste artista tem circulado pela net como se fossem do Dali, por engano e descuido de alguém.).Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga pela correção. Encontrei-a mesmo como se fosse do Dali.

    ResponderExcluir