quinta-feira, 22 de abril de 2010

Livros, companheiros maravilhosos


Acabei de ler “O caçador de pipas’ do escritor Khaled Hosseini. Que livro fantástico! Eu já havia lido A cidade do sol, do mesmo autor que, vejo agora é, de certa forma, uma continuação do Caçador de pipas, já que o “pano de fundo” da história é o mesmo: o Afeganistão, seu povo sofrido, as mulheres massacradas física e emocionalmente e as milhares de crianças de quem roubaram tudo, inclusive a infância.
Como romances ambos os livros são extraordinários, mas não só como ficção. Porque o texto de Khaled tem o poder de levar o leitor para dentro do cenário. Enquanto lia eu tinha a sensação de estar vendo Cabul – a cidade do sol - de perto. Sofri e me indignei “presenciando” as atrocidades que fizeram contra aquele povo e, especialmente contra mulheres e as crianças.
Acho que a literatura não é e nem deve ser utilitária. Mas penso que não dá pra perder a oportunidade, e Khaled Hosseini não perdeu, de usar a enorme força que tem a literatura para denunciar situações como essas. Tomara que um dia isso tudo tenha fim porque o Afeganistão continua afundado em problemas e acho que o massacre ainda não acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário